Dicas que todo viajante deve saber
Aeroportos são centros vibrantes de atividade, cheios de viajantes fazendo de tudo para chegar de um ponto à outro passando pelo menor número possível de obstáculos. Mas as coisas podem dar errado de muitas maneiras quando voamos.
Mas com as dicas abaixo, você vai fazer sua viagem ser a mais agradável possível. Dicas que podem fazer a diferença entre um péssimo e um ótimo voo. Mesmo que você já tenha sua própria rotina para aeroportos, dê uma olhada nessas dicas e artimanhas, e aproveite-as o máximo que puder.
São mais sete as super dicas que compilamos nesta semana.
Confira as nossas Dicas
(1) Na revista vá para a fila da esquerda
Todos sabemos a angústia de ficar na fila da segurança por um tempo tão longo, mas existe uma maneira de eliminar esse estresse sempre: Em vez de ir automaticamente para a fila da direita ao chegar na área de segurança, vá para a fila mais à esquerda e distante que você puder.
A lógica por trás dessa dica é simples: a maioria das pessoas é destra, e portanto vão para as filas da direita. Ao ir para a esquerda, você conseguirá pegar filas menores e passar mais rápido. Pode não ser uma dica para economizar dinheiro, mas vai te economizar seu precioso tempo!
(2) Não esqueça o carregador de seu celular
Não dá para negar que amamos a tecnologia, e estar com bateria carregada para usar seu celular é uma prioridade. Viajar sem acesso a um telefone pode ser incrivelmente irritante, e até perigoso. Aeroportos possuem muitos locais com tomadas com carregador, mas encontrar uma vazia pode ser difícil. No lugar disso, leve seu próprio carregador portátil com você.
Quando o seu celular começar a ficar sem bateria, é só pegar o seu carregador portátil na bolsa e voltar a usá-lo.
» Dica bônus: coloque seu telefone em modo avião ou desligue-o depois de decolar. Do contrário, o telefone ficará buscando sinal de internet durante o voo, o que fará a bateria acabar rapidinho.
(3) Lenços umedecidos e higienizador de mãos
Aviões são, basicamente, latas de sardinha voadoras, e com tantas pessoas próximas a você, é natural que a chance de pegar alguma infecção seja mais alta que o normal. Para se proteger, lembre-se sempre de levar lenços umedecidos e um higienizador de mãos.
Use sempre que possível, para manter germes e outras sujeiras bem longe. Os lenços umedecidos também ajudam você a se sentir mais limpo depois de um longo voo. Todos ficamos meio cansados depois de algum tempo fechados dentro de um avião, e você talvez esteja longe do seu próximo banho. Mas pelo menos, conseguirá se limpar um pouco com os lenços umedecidos.
(4) Odeia turbulência, então prefira voar cedo
Turbulência é umas das partes mais horríveis e estressantes de voar, e ninguém gosta de passar por isso. Uma viagem turbulenta por horas não faz bem aos nervos de ninguém. Às vezes, será inevitável, mas você pode fazer algumas coisas para diminuir as suas chances de passar por essa experiência.
A turbulência costuma ser mais comum à tarde, então um voo pela manhã bem cedo pode significar uma viagem mais tranquila. Não vai eliminar as chances de você passar por uma turbulência, mas certamente diminui a probabilidade e permite que você assista seu filme em paz.
(5) Leve seus próprios sacos plásticos
Quando você está fazendo as malas para uma viagem mais longa, levar um pacote de ziplocs pode nem passar pela sua cabeça. Mas ter alguns saquinhos à mão pode ser uma boa ideia, então deixe um espacinho em sua mala para levar alguns quando for viajar.
Mesmo que você já tenha embalado todos os seus líquidos, você ainda pode acabar comprando algo no aeroporto. Além disso, se você estiver indo para a praia, colocar seus dispositivos eletrônicos em um ziploc transparente pode ajudar a protegê-lo enquanto você usa. Mesmo que você não tenha nenhum em casa, vá ao supermercado mais próximo. Custa apenas alguns reais.
(6) Faça o check-in 24 horas antes da viagem
Muitos nem se incomodam com isso, mas hoje em todos os voos temos a opção de fazer um check-in on line, que em geral é aberto 24 horas antes do horário programado para seu voo.
Assim, você não precisa ficar na fila para que alguém faça o check-in por você. Você pode só passar direto, com o seu passe de bordo digital já impresso.
Além do mais, para a maioria das passagens da classe econômica, a escolha dos assentos só é liberada a partir do check-in. Fazendo-o o mais cedo possível, você terá mais chances de escolher um assento melhor ou na janelinha.
(7) Tire foto de suas malas antes de despachá-las
Quando se trata de bagagem, muitas pessoas por aí podem ter malas idênticas. E você pode usar alguns truques para deixar a sua mais fácil de identificar, para você recuperá-la mais rápido. Mesmo assim, tire uma foto da sua bagagem antes de despachá-la.
Assim, você conseguirá comparar a sua foto com a bagagem quando estiver esperando por ela na esteira, para ter certeza de que pegou a bagagem certa. Mesmo que você saiba reconhecer a sua, alguém pode ter comprado exatamente a mesma mala em uma loja. Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
(8) Voe de madrugada
A maioria das pessoas não gosta de voar de madrugada. O que faz um certo sentido, considerando que preferimos dormir em uma cama confortável em vez de um avião apertado. Mas se você odeia aeroportos lotados e prefere uma experiência mais silenciosa, compre uma passagem para um voo que saia de madrugada e chegue na manhã seguinte.
Assim, você conseguirá ler o seu livro, ver seu filme preferido, tirar um longo cochilo e, quando acordar, já vai ter chegado a seu destino. Não é para todo mundo, mas se você gosta de paz e tranquilidade, experimente viajar de madrugada.
(9) Saiba que lojas e restaurantes existem no aeroporto
A estadia num aeroporto pode ser agradável, ou não. Saber que lojas existem e quais restaurantes servem boa comida nos aeroportos por onde você vai passar em suas viagens e´muito conveniente. Se você gosta de fast food, todos tem, mas em alguns boa comida já é mais difícil.
Em vez de se contentar com algo pouco saudável, verifique que restaurantes existem no aeroporto antes de sair de casa. Se você sabe o que existe lá – e existem alguns aplicativos para seu celular para te dar esse tipo de informação -, conseguirá se planejar sobre o que comer em vez de se frustrar e acabar tendo que comer algo que você não queria de verdade.
(10) Leve uma garrafa de água vazia
É isso que você leu mesmo!
Uma das fontes de renda dos aeroportos é advinda das pessoas comprando lanchinhos e bebidas enquanto esperam pelos seus voos. Se você sempre acaba comprando uma garrafa d’água no check-in, então pare. Leve uma garrafa vazia e você poderá enchê-la depois de passar pela segurança.
Assim, você consegue beber toda a água que desejar, sem precisar pagar preços exorbitantes. É uma dica simples, mas que vai economizar muito dinheiro e dor de cabeça nas suas viagens, ao longo prazo.
Lembre-se: passar com garrafa de água pela segurança é estritamente proibido.
(11) Cheque o status de seu voo antes de ir ao aeroporto
Chegar ao aeroporto com antecedência é uma ótima dica de viagem, mas algumas vezes, você pode chegar cedo demais para um voo que já está bastante atrasado. Em vez de assumir que as coisas acontecerão pontualmente, é melhor verificar o status do seu voo antes de sair de casa para ir ao aeroporto.
Existem aplicativos que atualizam constantemente esse tipo de informação. Até o aplicativo da sua companhia de aviação pode ser muito útil.
Assim, se o seu voo sofrer um atraso de 5 horas, você não vai precisar esperar todo esse tempo desconfortável no aeroporto, até ele chegar. Relaxe um pouco mais e aproveite o tempo para verificar se colocou tudo na mala antes de sair para sua jornada.
(12) Guarde os produtos de higiene do hotel
Ficar em um hotel é divertido por várias razões. Travesseiros fofinhos, cortinas blackout pesadas, e serviço de quarto. A pequena coleção de produtos de higiene que eles colocam no banheiro também é ótima. E você pode ficar com esses produtos, mesmo que você não estivesse planejando usá-las na sua viagem.
Estocar produtos de higiene de hotéis pode economizar muito dinheiro nas suas viagens futuras. Assim, em vez de ter que ir à uma loja, comprar versões miniatura dos seus produtos por alguns reais, você pode só usar alguns itens da sua coleção, e o melhor, de graça!
(13) Use um serviço de lounge VIP no aeroporto
Quanto mais você viaja, mais benefícios coleciona. É natural que as linhas aéreas queiram manter você no céu, então muitas delas oferecem programas de milhas de viagem, que podem ser trocadas por serviços de lounge VIP em aeroportos. Lounges VIP costumam ser luxuosos, com assentos confortáveis, bebidas e comidas grátis e entretenimento.
Mesmo que você não tenha milhas de viagem, não tenha um cartão super-black, ou não tenha comprado assentos na classe Bussines ou Executiva, ainda conseguirá entrar num desses lounges em alguns aeroportos. Dependendo do local, você pode comprar um dia de lounge por algumas dezenas de reais. Apesar de não ser exatamente barato, pode tornar a sua experiência no aeroporto muito mais agradável, tornando sua viagem toda melhor, principalmente quando a espera pelo seu voo for maior que duas horas.
(14) Evite ficar na fila para reagendar um voo cancelado
Quando um voo é cancelado por alguma razão, todos os passageiros correm para a cabine de passagens para reagendá-lo. Parece ser a melhor alternativa no momento, já que todos estão preocupados com o seu destino. Em vez de fazer parte da multidão, tente usar seu celular.
Ligue para o serviço de atendimento da sua linha aérea. O representante poderá te ajudar tanto quanto os funcionários que estão no aeroporto, e você resolverá o seu problema em alguns instantes. Sem longas filas, batalhas para chegar até a cabine, etc. Uma solução simples.
(15) Tire foto de sua vaga de estacionamento
Essa dica não te custa absolutamente nada, mas pode te fazer ganhar um tempo enorme quando você voltar para pegar seu carro. Se encontrar uma vaga pode ser difícil, encontrar onde exatamente você deixou estacionado seu carro pode se tornar um tormento sem fim.
Eu mesmo uma vez tive que procurar meu carro em três andares de um edifício-garagem até achá-lo.
(16) Encontre o melhor assento antes do check-in
Linhas aéreas diferentes possuem aviões e layouts de assentos diferentes, então pode ser difícil de saber se o assento que você escolheu será um assento confortável ou não. E é aí que entra o SeatGuru.
Com ele você pode encontrar avaliações do seu assento, para saber se está tomando a decisão correta ou não, e se possível escolher um melhor.
Lembre-se apenas de devolver o favor, e deixar uma avaliação do seu assento no aplicativo após desembarcar. Nunca se sabe, pode fazer toda a diferença para a próxima pessoa que for pegar aquele voo.
(17) Leve seus próprios fones de ouvido
Embora a maioria das companhias aéreas forneçam um par de fones de ouvido gratuito, eles não são de boa qualidade (a não ser que você viaje de classe Premium ou Executiva). Levar seus próprios fones para o aeroporto terá à seu dispor um que se encaixe bem e que não fique caindo depois de alguns poucos minutos.
Se você quer realmente relaxar e curtir um filme ou uma música sem interrupções, com conforto e melhor qualidade sonora, levar seu próprio par é a melhor alternativa.
(18) Vista sua bagagem extra
Ninguém gosta de pagar a mais pela bagagem para levar apenas alguns itens essenciais. Então, em vez de pagar a taxa por excesso de peso, vista as suas roupas mais volumosas para ir ao aeroporto, se possível.
Pode até ser um pouco desconfortável, mas você pode sempre tirar o extra depois de passar pela segurança do aeroporto.
Mesmo que você esteja viajando com bagagem de mão, se estiver preocupado com o peso, esta dica funciona igualmente bem. Coloque aquela jaqueta de couro pesada ao passar pelos despachos, e depois coloque de volta na bolsa.
(19) Embale sua Bagagem
Depois de um voo de dez horas ou mais, tudo o que você quer é ir para o hotel e poder dormir e descansar, e a última coisa que você precisa é passar uma eternidade na esteira de bagagens até conseguir encontrar a sua mala.
Se você comprou uma mala preta genérica, então, esse trabalho fica ainda mais difícil. Uma solução é embalar suas malas, em todos os aeroportos tem empresas que fazem esse serviço, usando filme plástico. Além de tudo serve contra xeretas que queiram mexer em suas malas, e as protegem mais contras aqueles “cavalheiros” que transportam as malas para o avião.
Mas existe uma dica bastante útil, e gratuita, que pode te ajudar a encontrar sua bagagem facilmente. Basta amarrar um lenço, gravata ou cachecol colorido à alça da bagagem. Assim, você conseguirá enxergá-la de longe na esteira, e estar no táxi a caminho do hotel antes de ter de ir até a seção de “achados e perdidos”.
(20) Sempre use o Wi-Fi grátis do aeroporto
Uma das maiores desvantagens de visitar outro país é não saber se você conseguirá uma conexão wi-fi quando chegar, sem ter que pagar uma pequena fortuna por isso.
Se você precisa fazer uma ligação ou checar seus e-mails enquanto viaja, vale a pena perguntar se o aeroporto não possui wi-fi grátis.
A maioria dos aeroportos tem esse serviço – procure pelas placas indicativas. Outra solução seria usar o Wi-Fi dos restaurantes. Nem todos tem esse serviço, mas alguns o possuem, e você vai economizar algum dinheiro.
Só me faça um favor: não use esse serviço para entrar em conta bancárias – só para evitar que alguém possa estar usando um scanner e conseguir capturar seu login e senha.
(21) Deixe líquidos e dispositivos eletrônicos no topo da bagagem de mão
A Segurança do aeroporto possui mil e uma regras sobre o que pode ou não ser levado no avião e, mesmo quando você pode levar um certo objeto, ele ainda precisa passar pelo scanner. É assim que as coisas são, e não podemos fazer nada quanto a isso.
Então, facilite a sua vida, deixando seus líquidos e eletrônicos próximos do topo da sua bagagem de mão. Assim, você consegue alcançá-los facilmente na hora de tirar para passar pela segurança. Você evita ficar procurando os objetos na sua bolsa, atrasando a fila e irritando a todos que estão atrás de você.
(22) Agende seus voos às terças ou quartas, é mais barato
Um levantamento que fizemos, dos melhores dias para comprar passagens de avião, descobrimos que – em geral – terças e quartas são os melhores dias para comprar passagens para um voo. Em média você pode economizar cerca de R$300 por passagem quando agenda seus voos nas terças e quartas. Em alguns casos encontramos ainda mais descontos, então vale a pena pesquisar várias datas próximas da que você quer viajar.
Já os dias mais baratos para se viajar são quinta e sexta-feira, também no geral. Domingo é o pior dia tanto para comprar passagens quanto para viajar, já que é muito mais caro viajar antes do início da semana. Entretanto também encontramos voos baratos para um domingo, então pesquise.
(23) Compre uma balança portátil para pesar suas malas
Evite ter que chegar no check-in e ter que retirar coisas de suas malas (que passaram do peso máximo permitido pela cia. aérea), ou ter que pagar uma multa por excesso de carga – o que é algo muito caro -, comprando uma balança portátil. A um custo que dificilmente passa dos R$ 100,00 você pode remanejar seus pertences por suas diversas malas, incluindo a mala de mão, quando estiver pronta para ir ao aeroporto.
Essa dica é ainda mais vantajosa se você viaja pelo menos uma vez por ano.
(24) Não precisa ter pressa para embarcar
Você pode notar que muitas pessoas saem em disparada para embarcar num voo. Elas empurram os que ficam mais lentos à sua frente. Lembre-se os assentos já estão marcados e são todos numerados, portanto o avião ficará te esperando e seu assento estará livre para você se acomodar assim que você chegar nele.
A única razão para você sair correndo para embarcar é se você já estiver atrasado para seu voo, e já há chamadas para isso. Nesse caso, não tenha medo de correr, e vê se na próxima vez chegue com a antecedência devida e embarca sem correrias.
(25) Coloque seus bens mais importantes na bagagem de mão
Esta dica existe desde que as linhas aéreas foram inventadas e começaram a perder a bagagem das pessoas quase imediatamente após. Quando estiver viajando, lembre-se de colocar seus objetos mais importantes na sua bagagem de mão. Isso inclui medicamentos, carregadores de celular, tablet ou notebook, documentos importantes – incluindo seus cartões e o passaporte -, roupas de baixo, pasta e escova de dentes e outros objetos valiosos.
Dessa forma, mesmo que a sua bagagem se perca por alguns dias e você tenha que passar pelo tedioso processo de recuperá-la, você ainda estará em posse de seus objetos essenciais. Esta dica é ainda mais importante para pessoas que tomam medicamentos diariamente. Você não vai querer nenhuma interferência na sua rotina de medicamentos, certo?
25/32