Melhores Destinos: Lisboa

Melhores Destinos: Lisboa

Lisboa, capital de Portugal, com certeza é uma das cidades mais agradáveis e visitadas no mundo, e pode ser considerada a porta de entrada para a Europa, principalmente para brasileiros.

Durante séculos a cidade se expandiu pela costa na direção de Belém, ponto inicial das viagens dos descobrimentos no século XV, e também para a outra margem do rio Tejo, chamada de Outra Banda.

Hoje, Lisboa cresce para o interior entrando de uma vez por todas no ranking de melhores destinos do mundo. Novos museus, edifícios assinados por grandes arquitetos de fama mundial, um número cada vez maior de restaurantes, bares e cafés, lojas descoladas, hotéis e feiras de artesanato. A lista é infindável e comprova que a cidade soube se reinventar depois de passar por uma das maiores crises econômicas em sua história recente.

Outra parte deliciosa de visitar Lisboa é que apesar de toda essa transformação, pouco mudou naquilo que a cidade já tinha de melhor: as calçadas de pedras portuguesas continuam as mesmas há séculos. Os bondes elétricos continuam a circular e ainda é possível sentir o cheirinho de pão fresco nas padarias, assim como do irresistível pastel de nata quentinho servido em quitandas na rua.

Clima em Lisboa

Para conhecer os pontos turísticos de Lisboa e aproveitar ao máximo a cidade, a dica é programar bem a sua viagem. As melhores épocas para visitar a capital são no outono ou na primavera. Mas o verão não é muito quente, portanto pode ser um ótimo período para sua viagem.

Nos meses de junho, julho e agosto as chuvas diminuem bastante, ficando um boa oportunidade para bater pernas e visitar os principais pontos turísticos sem se preocupar com guarda-chuvas ou capas de chuva.

Agora se você gosta de frio, a dica é viajar em janeiro. Nesse mês o inverno lisboeta é gelado, com temperaturas médias variando de 11 à 16ºC. No entanto nesse período as chuvas são mais intensas e mais constantes, o que pode não ser o ideal para passeios ao ar livre.

Confira um Quadro com as Temperaturas e Chuvas de vários destinos turísticos, tanto acima, quanto abaixo da linha do equador neste link.

Principais Pontos Turísticos em Lisboa

A seguir estamos indicando alguns dos principais pontos turísticos, com certeza estes são os mais conhecidos, mas muito outros estão disponíveis. Você deve montar um roteiro com aqueles que você deseja visitar, para evitar perder tempo em deslocamentos maiores, já que sempre há vários em cada região de Lisboa e seus arredores.

Você poderá ampliar as imagens abaixo, bastando clicar sobre elas

» Mosteiro dos Jeronimos

O Mosteiro de Santa Maria de Belém – mais conhecido como Mosteiro dos Jeronimos – foi construído no século XVI e, com certeza, é um dos lugares mais visitados da cidade.

Foi construído pelo rei Dom Manuel I, e sua construção levou mais de 90 anos para ficar pronta, tornando-se um dos maiores mosteiros de Portugal. Abriga, em sua capela-mor e nas capelas laterais, os restos mortais de Dom Manuel I e seus descendentes.

Em 1983 foi classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco.

» Praça do Comércio

A Praça do Comércio é considerada um símbolo histórico não só de Lisboa, como de Portugal. Os edifícios localizados na praça foram utilizados por muito tempo por instituições públicas, o que ainda acontece ainda com alguns prédios, mas atualmente abriga hotéis e restaurantes, entre outros.

Localizada nos Baixos de Lisboa, fica bem próxima do Rio Tejo, destacam-se o Arco Triunfal da Rua Augusta e a estátua de Dom José.

» Castelo de São Jorge

Construído em meados do século XI pelos muçulmanos, tinha como objetivo a defesa da cidade, sendo uma construção imponente, que pode ser avistada de vários bairros de Lisboa. O castelo foi conquistado pelo rei Dom Afonso Henriques, junto da retomada de Lisboa em 1147.

Dentro do castelo há uma exposição permanente de artefatos da época, cercado por um jardim com espécimes de árvores próprias da flora portuguesa.

Quem visita o Castelo de São Jorge à tarde poderá vislumbrar o belo por-do-sol lisboeta, e tendo como cenário o Rio Tejo.

» Museu Nacional dos Coches

O Museu Nacional dos Coches – ou Museu das Carruagens – foi aberto ao público no início do século XIX, mais precisamente no ano de 1904, e é um museu bem interessante para ser visitado, exclusivamente sobre as carruagens reais, além de objetos correlatos que são expostos por lá, como as liteiras, selas, arreios, fardamentos de armaria, no que é reconhecido como a maior coleção do mundo no gênero.

Está localizado no antigo Palácio Real de Belém e abre de terças à domingo.

» Sé Catedral

A catedral de Lisboa ostenta o título de igreja mais antiga da capital portuguesa, tendo sido construída na segunda metade do século XII, pouco depois da conquista da cidade aos Mouros.

Ao longos dos anos essa catedral foi ganhando traços oriundos de diversos estilos arquitetônicos, sendo os principais o romântico, o barroco e o gótico. Nessa catedral se encontram sepultadas diversas figuras de relevo portuguesas.

A catedral acabou sendo muito atingida pelo grande terremoto de 1755, que destruiu partes inteiras da catedral. Foram feitas diversas intervenções para reconstruir a maior parte do que foi destruído. Obras de restauro, iniciadas no século XX, devolveram a este famoso edifício grande parte de sua original beleza medieval.

Mais Informações em breve…

Francisco Panizo

Engenheiro um dia, agora Analista de Informática, Amante dos Esportes a Motor, e mais recentemente Viajante com gosto.