Check-in e Check-out

Check-in e Check-out

O Check-in e o Check-out são os momentos formais de uma hospedagem num hotel, hostel, pousada, etc. O Check-in marca o registro da entrada do hóspede em sua hospedagem, enquanto o outro marca a saída definitiva da hospedagem.

A viagem está começando, e o momento tão esperado de poder usar o hotel que você contratou está chegando, mas é necessário ter atenção em alguns pontos. Nos hotéis, por exemplo, você precisa fazer check-in no momento de entrada e check-out ao sair, mas essas duas ações tem regras, horário padrão e outros detalhes que valem sua atenção.

Entendendo o check-in num hotel
Seja num hotel, num hostel, numa pousada ou até mesmo em alguma casa ou apartamento do AirBnb, o procedimento de check-in acontece para todas as pessoas que dão entrada nestes espaços.

Por padrão, existem documentações exigidas dos hóspedes para a entrada no quarto reservado. São solicitados a confirmação da reserva e documentos de identificação, que podem ser os documentos de identidade ou os passaportes – para os casos de viagens internacionais.

Você também precisa assinar um formulário de registro do próprio hotel, que é utilizado para controle do estabelecimento a partir de seu check-in, e que muitas vezes é determinado pelas autoridades locais. Fique atento também a hora: os horários de check-in variam – em geral – entre 12h00 e 16h00, embora alguns hotéis possam extender esse horário até a noite. Só dentro desse horário você terá acesso a chave do seu quarto.

Mas o horário definido para check-in não é por mero capricho. O horário é marcado porque todos os funcionários do hotel tem que se preparar para ajudar os hóspedes que estão chegando. Os quartos já têm que ter passado por uma boa limpeza e arrumação, os colaboradores estarão prontos para te mostrar cada canto do local e você vai tirar todas suas dúvidas sobre a estadia.

Antes mesmo de entrar no seu quarto, você terá a oportunidade de saber o horário de café da manhã, de limpeza e até mesmo de passeios oferecidos pelo estabelecimento. Tudo para começar seus dias de descanso com o pé direito. Se você tiver alguma dúvida, agora é a hora para tirá-la. Vão te pedir seu cartão de crédito, que será testado numa compra fictícia, de baixo valor, e em seguida cancelada – para que saibam queseu cartão está válido no país em que você chegou.

Entendendo o check-out
Chega o momento em que suas férias acabam, as malas voltam a se encher – às vezes até mais do que você esperava – e você precisa sair do hotel. Antes de voltar ao aeroporto, é hora de registrar a sua saída do hotel, processo conhecido como check-out.

Neste momento, você tranca o quarto, entrega as chaves e fecha a conta de tudo que consumiu, incluindo os produtos do frigobar que você possa ter pego. Este é o momento de pagar por tudo referente à sua hospedagem. Confira detalhadamente a conta apresentada, e esclareça qualquer dúvida. É sempre paga com cartão de crédito.

Assim como o check-in, o check-out também tem horário máximo de saída. Geralmente ele é às 12h00 e, se for feito depois dessa hora, você pode ter que arcar com taxas ou mesmo com uma diária extra.

Como é calculada uma diária de hotel?
A diária do hotel não é exatamente o mesmo do nosso dia normal. Ela é, primeiramente, a forma que a rede hoteleira tem para calcular o preço e tempo de estadia de cada pessoa que entra e sai do hotel e em geral é contada por noites passadas. Assim se você chegar a um hotel às 14h de uma terça-feira e sair às 10h da sexta-feira, você terá que pagar por três noites (terça, quarta e quinta).

Assim como os horários de check-in e check-out, o cálculo de uma diária pode mudar de um hotel para outro, mas, na maioria dos casos, é calculada até às 12h00 do dia posterior. Ou seja: ela vai desde o horário de entrada do check-in (que, como dissemos anteriormente, em geral é entre 12h00 e 16h00) e vai até a hora de check-out.

O importante é que essa informação deve ser repassada no momento do check-in. Então lembre-se de perguntar, se não ficar claro naquele momento, para não ser pego de surpresa no último dia.

Boa estadia!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.