Viajando de Trem pela Europa

Viajando de Trem pela Europa

Viajar pela Europa é o sonho de muitas pessoas. Seja viajar dentro de um país, ou viajar por vários países, desvendar as aventuras que esse tipo de viagem proporciona é sem duvidas uma grande experiência, e que com certeza te deixará com grandes lembranças para sempre.

E uma das melhores formas de realizar suas viagens pela Europa é utilizando-se dos trens. Alguns trajetos são servidos por trem-bala – ou trem de alta velocidade. Motivos para escolher tal meio de transporte não faltam, e nós listamos alguns deles abaixo, para te provar.

Motivo #1: Fácil Acesso

Uma das grandes vantagens dos trens é que as estações de trem geralmente ficam localizadas no centro das cidades europeias, diferentemente dos aeroportos, que costumam ser mais – às vezes, muito – afastados. Além da localização ser central, as estações de trem costumam ser bem completas, e todas contam com restaurantes, cafés, caixas eletrônicos, e muito mais.

Motivo #2: Viajar à Noite

Os trens noturnos oferecem uma boa opção aos que querem viajar por percursos maiores sem perder um dia com isso. Além da economia de tempo, economiza-se também uma diária de hotel, além de outros confortos:

– Economia de tempo ao dormir e viajar ao mesmo tempo;
– A acomodação em trem noturno geralmente é mais barata que a de um hotel. Além disso, existem diversos tipos de acomodações para todos os bolsos, desde os mais baratos assentos reclináveis até as cabines privativas;
– Uma aventura incomum de dormir ao balanço de um trem noturno enquanto percorre quilômetros e quilômetros de trilhos europeus;
– Os funcionários se preocupam com seus descanso, e fazem o possível para que o atendimento dentro do trem não incomode a ninguém. Geralmente o passe de trem e o passaporte é solicitado quando você entra em um trem noturno, e seus documentos serão devolvidos pela manhã quando você descer do trem. Dessa forma, você não precisará ser acordado durante a noite ao cruzar uma fronteira, permitindo que você descanse bem antes explorar sua próxima parada;
– Assentos e acomodação com leito. Ao viajar em um trem noturno é necessário reservar seu assunto, ou acomodação. Os valores dependem do nível de conforto que deseja durante a viagem. A maioria dos trens possui chuveiros compartilhados, e alguns trens possuem compartimentos de luxo, com banheiros e chuveiro privativo.

A maioria dos trens noturnos trabalha com os seguintes tipos de acomodação:
– Leitos: cabines privativas (1ª classe)
– Couchettes: cabines para 4 a 6 pessoas (2ª classe)
– Assentos reclináveis: (2ª classe)

Motivo #3: Conforto

Com assentos que são geralmente largos e confortáveis, os trens saem ganhando nesse quesito de aviões e de ônibus. O viajante pode ter certeza que não passará por aperto, mesmo que compre uma passagem na segunda classe.

Motivo #4: Apreciar a Paisagem

Na maioria dos trajetos, ao viajar de trem pela Europa, é possível desfrutar das belíssimas paisagens: entre áreas urbanizadas e natureza você consegue perceber o momento em que sai de uma cidade e entra em outra, e até mesmo acompanhar a mudança de cenário de um país para o outro.

Alguns trens, como no caso de alguns da Suíça, passam por locais tão belos que possuem vagões com janelas panorâmicas para que os passageiros possam aproveitar a paisagem da forma mais completa possível.

Motivo #5: Bagagem

Muitos trens na Europa não possuem limite de peso ou tamanho de bagagens – basta que elas caibam no local destinado, ou que você leve a mala com você. Isso acaba sendo uma grande vantagem em relação aos aviões, onde muitos acabam se surpreendendo com o valor para despacho de bagagem além de restrição no peso.

Além disso, o fato de levar a sua mala com você evita extravios durante o percurso – e, vamos concordar, não há nada pior do que ter a mala extraviada no meio da sua viagem, não?

Mas verifique com atenção antes de comprar a passagem, quais são os limites de malas e pesos porventura existentes nos trens escolhidos para sua viagem.

Motivo #6: Sem Check-in

Ao se viajar de trem não será necessário se preocupar em chegar com uma ou duas horas de antecedência, para poder realizar o check-in e o despacho de malas. Bastará que você chegue entre 15 e vinte minutos antes do horário de partida, para poder localizar a plataforma de embarque do seu trem.

Motivo #7: Passes Especiais e Liberdade de Uso

Existem passes e bilhetes com preços especiais para jovens (pessoas entre 12 e 25 anos), idosos (mais de 60 anos) e para grupos. Dependendo de como você for viajar, o valor pode acabar sendo muito atrativo. Além disso, as empresas sempre preparam promoções para alguns destinos.

Vale a pena sempre conferir os passes e tickets especiais e promoções vigentes na época da sua viagem! (confira os links das melhores empresas para comprar passagens de trem e/ou ônibus)

O trem possibilita uma liberdade de escolher o seu roteiro, se você comprar os chamados passes. Eles são mais caros que as passagens, mas dependendo do número de viagens que você for realizar poderá ser uma vantagem, além da liberdade de embarcar quando quiser.

Por exemplo, a partir do momento em que decidir por onde quer passar, e por quantos dias quer usar o trem, você fica livre para aproveitar seus destinos no seu tempo, sem ter que marcar com antecedência o dia e hora exatos de embarcar para próxima cidade. Você recria seu roteiro ao sabor do que você for vivenciando em cada parada.

One thought on “Viajando de Trem pela Europa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.