Stopover

Stopover

Stopover (ou parar sobre) na verdade não é um tipo de viagem (como o Circle Trip, Side Trip, etc), na verdade é uma oportunidade, que é fornecida por algumas empresas, e não necessariamente de forma gratuita. Mas se existir algum custo, ele é em geral pequeno.

É uma maneira de adicionarmos uma parada extra (sempre com duração mínima de mais de 24 horas – e em geral por até cinco dias no máximo), numa das conexões que teremos que realizar, pelo tipo de roteiro que estamos escolhendo como um dos mais baratos. Várias companhias aéreas permitem o Stopover, mas sempre em seus Hubs.

Em geral ela poderá ser oferecida numa Circle Trip, ou mesmo numa Round Trip normal. Você só pode checar isso, e contratar isso, usando o site ou o App da própria empresa aérea então, para poder comparar e saber se é interessante financeiramente, você deve pesquisar antes usando um meta-buscador para saber quem tem custos menores das datas e para onde você deseja fazer sua viagem.

Para entender melhor vamos fazer todas as simulações possíveis – assim poderemos comparar os preços e saber se vale a pena aproveitar um stopover na próxima viagem. Acompanhe no quadro abaixo:

Primeiramente nosso destino seria viajar de São Paulo para Paris, entre os dias 5 e 15 de agosto. Pesquisando usando Meta-buscadores verifiquei que a TAP (empresa portuguesa de aviação) faz essa rota e seus custos são aceitáveis (PS: não é necessário que seja a de menor custo, porque em geral essas empresas não fazem/permitem stopover), e ví que Porto é um Hub da TAP.
Simulação #1: São Paulo (5) – Paris (15) numa Round Trip: custo $ 542 (dolar americano, a moeda universal)
Simulação #2: São Paulo (5) – Paris (13) – Porto (15) numa Circle Trip, com 2 dias na cidade do Porto: custo $ 616
Simulação #3: São Paulo (5) – Paris (9) – Porto (15) numa Circle Trip mas com estadia de 6 dias no Porto: custo $ 904
Simulação #4: São Paulo (5) – Paris (13) – Porto (Stopover de 2 dias pela TAP – portanto com retorno ao Brasil no dia 15): custo $ 616

Portanto, neste caso específico, Stopover no Porto por 2 dias é muito mais barato que uma parada normal, mas por 6 dias de duração, maior que a estabelecida pela TAP – economiza $ 288 usando o Stopover.
No caso o custo da Circle Trip sai exatamente o mesmo preço que com o stopover, mas só se o tempo em Porto for reduzido.
Mas no final, se você não quiser passar pelo Porto, e fizer uma Round Trip direta São Paulo – Paris, você gastaria $74 por passagem à menos.


Tem que pesquisar bastante, encontrar uma empresa que permite o stopover, e checar se o custo é bom (compare sempre com uma Circle Trip e uma Round Trip para ter uma ideia real dos valores possíveis entre essas situações. Lembre-se que em Alta Temporada isso pode não ser tão significativo quanto na Baixa Temporada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.