Seguro de Viagem, é obrigatório?

Seguro de Viagem, é obrigatório?

Muita confusão tem rolado ao longo dos tempos sobre esse tópico – e esse assunto é muito importante, então você não pode se enganar sobre algo tão importante.

Então vamos aqui esclarecer alguns pontos usando a forma de Perguntas x Respostas, certo? Vamos lá:

O Seguro de Viagem é Obrigatório?
Só é obrigatório para os países da União Europeia (veja a lista completa mais abaixo) – que são signatários do Tratado de Shengen – e para Cuba e Venezuela. Outros países, fora da Comunidade Europeia também assinaram o tratado.
O seguro que você contratar deve contar com cobertura para assistência médica em caso de doença ou acidente, no valor mínimo de 30 mil euros – ou na moeda equivalente no país de seu destino.

Vou para um desses países da lista. Preciso mesmo fazer um Seguro de Viagem?
Tecnicamente falando sim. Se a Imigração te pedir, e você não conseguir provar (mostrando a apólice dentro da validade) que tem, vão te despachar de volta – e não adianta pedir ressarcimento dos gastos com hotel e avião).
Mas nós aqui do ABC Viagem já fomos para Inglaterra, Espanha e Portugal, e não nos pediram.
Você vai querer arriscar então? Leia o próximo quadro, é muito importante…

Vou para um país que não está na lista, então não preciso gastar dinheiro com um seguro de viagem?
Obrigatório ou não, o seguro viagem jamais deveria ser dispensado. Os gastos com saúde podem ser muito elevados, e alguns países não contam com sistema de saúde público, gratuito e de qualidade.
Mesmo para os países europeus não assinantes do Tratado de Shengen, que visa a abolir as fronteiras internas para a livre circulação de pessoas (veja a lista mais abaixo), e principalmente se você for para os EUA (onde não é obrigatório ter um Seguro de Viagem) , recomendamos fazer o seguro, pela razão que se você sofrer um acidente, tiver que ser internado por causa de um problema grave de saúde, ou mesmo consultar um especialista para resolver um problema menor, você terá que pagar por tais serviços – e eles podem ser bem salgados. O Seguro Viagem cobre tudo isso, te deixando mais tranquilo com relação à essas situações.
Lembre que seu Convênio Médico no Brasil não cobre despesas no exterior. Eventualmente você poderá comprar uma cobertura para essa situação com algumas empresas, mas verifique se estão disponíveis, e se o custo é menor que o seguro de viagem.

Onde é Obrigatório ter um Seguro de Viagem?
Alemanha, Áustria, Bélgica, Cuba, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça e Venezuela.

E Onde não há obrigação de ter um Seguro de Viagem?
Em nenhum outro país, fora da CE, conforme a lista acima, além de seis países da Comunidade Europeia, que não assinaram o Tratado de Shengen : Bulgária, Croácia, Chipre, Irlanda, Reino Unido e Romênia.

Qual é o prazo de validade do Seguro Viagem que devo solicitar?
O normal é fazer o seguro pelo prazo de sua viagem. Se você for fazer uma viagem e ela está em aberto para o dia do retorno, dê um prazo um pouco maior, por segurança.
Entretanto há alguns – poucos – cartões de crédito, que se você os usar para fazer a compra das passagens terá o direito de receber um seguro viagem. Em geral esses seguros têm validade de um ano. Peça informações no seu banco ou operadora.

E nunca esqueça de levar uma cópia impressa do teu Seguro Viagem, e confira se estão fácil de encontrar os telefones e instruções de como usá-lo – além, obviamente, de conferir o que está coberto no seguro, e como acioná-lo em caso de necessidade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.