Quando comprar as passagens aéreas?

Quando comprar as passagens aéreas?

Esta é a pergunta que não cala nunca!

Tormento de todos os viajantes, mais ainda daqueles ainda não tarimbados (mesmo que já tenham errado antes) – que com a experiência poderão refinar cada vez mais esta questão -, já que envolve riscos de se pagar mais caro e/ou comprar muito cedo (e portanto deixar de ter algum retorno se pudesse deixar esse valor investido numa aplicação).

Se for muito cedo? você com certeza não conseguirá um preço melhor (por que uma companhia aérea te venderia barato se ainda falta quase um ano para a data do voo?) .
Compras de passagens mais de 8 meses antes da data da viagem em geral custam em média 150% do preço mais baixo.
(saiba mais na Pesquisa Contínua de Preços de Passagens)

Se for muito tarde? talvez você até consiga uma promoção de última hora (se a companhia perceber que esse voo não está muito cheio) – mas em geral o que você terá é um aumento do preço, já que a empresa praticamente já vendeu quase todas as passagens possíveis.
Compra de passagens com menos de 2 meses de antecedência em geral custam de 150 até 340% do preço mais em conta.
(saiba mais na Pesquisa Contínua de Preços de Passagens)

Então qual é prazo ideal? isso depende de muita pesquisa sua, mas recomendamos fazer pelo menos uma pesquisa por semana já a partir de uns seis a sete meses antes da data planejada para o embarque, nos sites que te indicamos aqui, para que você possa avaliar o momento em que as passagens barateiem ou que já comecem a subir.

Lembre-se que se o(s) destino(s) pensados forem de grande movimento, você poderá ficar amarrado na hora de escolher a(s) hospedagem(ns), pois elas poderão se esgotar antes – ou pior, subir muito de preço – se você deixar para a última hora.

Mas se você quer um prazo indicativo, nossa experiência nos leva a confiar que os prazos abaixo são quase sempre válidos e adequados a quase todas as viagens; confira:

* Se o mês em que você pretenda viajar esteja no pior período da Alta Temporada você deverá usar a coluna mais a direita da tabela acima; para a maioria dos locais esse pico acontece no mês de julho – e em muitos lugares esse pico se estende também até agosto.
Lembre-se que festas especiais, muito famosas numa determinada localidade, podem necessitar serem tratadas como um pico de Alta Temporada, mesmo caindo em fevereiro (como o Carnaval por exemplo).

One thought on “Quando comprar as passagens aéreas?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.