Open Jaw

Open Jaw

O Open Jaw é um dos métodos de planejar uma viagem que podem ser usado para a compra das passagens aéreas, que permitem você conhecer uma outra cidade em sua viagem, ou voltar para uma cidade diferente da que você embarcou.

Os transportes entre as cidades ou de destino ou de origem, podem ser feitos por outros meios (trem, ônibus, carro alugado) ou mesmo ser feito através de uma companhia “Low Cost”, mas devem ser considerados para saber se esta é – neste momento – a opção mais barata.

Como exemplo vamos imaginar que você queira viajar do Rio de Janeiro para Paris. Você também quer conhecer Marselha, outra cidade da França. A viagem da cidade A para a cidade B é uma Round Trip normal, mas você quer aproveitar e fazer uma viagem de trem para conhecer Marselha, aproveitando o visual e o conforto de um trem francês. Então já que você já conheceu Paris e Marselha, voltar de trem ou ônibus – ou mesmo de um avião Low Cost – para Paris não seria útil, então você deseja voltar para o Rio direto de Marselha mesmo.

Então você terá que simular duas viagens – só de Ida – a primeira entre Rio e Paris, e a outra entre Marselha e Rio. Obviamente não deixe de simular uma Circle Trip, pois pode sair também bem em conta, e decida se a viagem de trem é mais interessante que a diferença de preço (lembrando que você precisa comprar uma passagem de trem, que não é exatamente barata na Europa.

Um exemplo prático:

Para fazer uma Open Jaw entre Rio de Janeiro e Paris, voltando de Marselha, e podermos comparar com uma Circle Trip tradicional, vamos fazer essas duas simulações:

Simulação #1 (Open Jaw)
Trecho 1: Só Ida do Rio para Paris: custo $ 308 (dólar americano, a moeda universal)
Trecho 2: Só Ida de Marselha para o Rio: custo $ 699 » total de $ 1007


Simulação #2 (Circle Trip)
Multiplos Destinos Rio – Paris – Marselha – Rio: custo $ 917
Neste caso (sem contar o custo da passagem de trem Paris – Marselha) teríamos um gasto extra de $ 90. Neste caso e datas específicos só compensaria se o desejo da viagem de trem for de maior interesse do que a diferença de custos.


» só para constar: uma passagem do trem-bala francês, entre Paris e Marselha, custa cerca de $ 90 – seriam $ 180 à mais, mas é uma bela viagem, não dá para recusar facilmente tal experiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.