Onde os Brasileiros podem entrar?

Onde os Brasileiros podem entrar?

A pandemia da Covid-19 mudou muita coisa em nossas vidas, assim como no turismo, com a muitos países fechando suas fronteiras. Mas até para se voltar ao Brasil, você precisará fazer um teste.

A pandemia da Covid-19 está presente entre nós desde meados de março de 2020, quando o Brasil começou a perceber as primeiras mortes dentro do seu território, começando pelo estado de São Paulo, onde a primeira foi registrada.

A situação logo degringolou, no mundo inteiro, e foram decretados diversos bloqueios em diversos países. Todos, e mais tarde também o Brasil, começaram a fechar fronteiras, impedindo que turistas pudessem entrar em suas fronteiras.

As vacinas começaram a – muito rapidamente – serem testadas e aprovadas, e um enorme movimento mundial se iniciou, visando a imunizar seus cidadãos. Quando escrevemos esta matéria, nenhum país chegou realmente aos 100% de cobertura dos ciclos vacinais, em geral com duas doses, ou a da Janssen, a única de dose única.

Os países então começaram a abrir – muito lentamente, e com várias restrições – suas fronteiras, baseando-se no estágio interno da doença em seus próprios países e, principalmente, ao estágio dos locais de onde vinham os visitantes.

Essa lista de permissões / restrições varia muito ao longo dos países, além de serem rotineiramente atualizadas – para mais ou para menos restritas.

A tabela abaixo será atualizada a cada nova deliberação, e serve como um guia geral para você quando precisar viajar à um desses países.

Então volte aqui frequentemente, para se atualizar onde poderá entrar, mas com que restrições ou obrigações que devem ser atendidas, para ser permitido seu embarque ainda nos aeroportos brasileiros.

Ah! e saiba que você não pode voltar livremente ao Brasil? (independente de ser brasileiro ou residente permanente, mesmo com um Certificado de Vacinação completo). O Brasil exige alguns requisitos. Se você não os cumprir, vai ficar no exterior até cumprir as restrições do governo brasileiro, em nome da Anvisa.

Veja mais detalhes na última parte desta matéria!

Muitas dicas legais estão sempre aparecendo no Dica-Legal.com – venha conhecer, pois sempre tem muita informação importante para você usar no seu dia-a-dia no mundo atual!

Requisitos para entrar nos Países

País ou
Região
RequisitosDetalhesObservações
Estados UnidosCertificado de Vacinação e
Teste negativo (72h antes)
A partir de 08/11/21
Canadá Certificado de Vacinação (exceto a Coronavac) e
Teste RT-PCR negativo (72h antes)
no momento não há abertura para vacinados com a Coronavac
América do SulCertificado de Vacinação
Teste PCR negativo (72h antes)
A Bolívia e Equador exigem quarentena de 10 dias; o Chile de 5 dias
Uruguai não permite entrada
válido para quase todos os países
Comunidade EuropeiaCertificado de Vacinação* confira na tabela abaixo as exceções impostas por alguns paísesválido para a maioria dos países
Reino UnidoCertificado de Vacinação (exceto a Coronavac)Para vacinados com a Coronav será exigido um teste RT-PCR (para 2 dias após a chegada)Neste caso (Coronavac) é obrigatório fazer quarentena de 10 dias em hotel escolhido pelo governo
JapãoTeste RT-PCR negativo (72h antes) Após 3 dias da chegada será feito novo teste RT-PCRViajante ficará em quarentena por 3 dias em local definido pelo governo
Austrália e
Nova Zelândia
Não é permitida a entrada de turistasApenas nacionais e residentes permanentes poderão entrar
Atenção
#1: a maioria dos países permite que o Teste para a Covid-19 seja do tipo NAAT (ie, Antígeno)
#2: a maioria absoluta exige o preenchimento de uma declaração prévia de saúde e detalhes da viagem

Algumas exceções dentro da Comunidade Europeia

PaísRegras Atuais
HolandaExige o teste de Covid-19 prévio
PortugalNão exige o certificado, mas sim um dos testes
ItáliaExige teste negativo prévio, novo exame na chegada, quarentena de 10 dias e novo teste ao fim desse isolamento.
GréciaNo momento o Brasil está na lista de proibidos (usa o critério de nº de casos para atualizar de forma periódica tal lista)

Para Voltar ao Brasil

Desde início de abril de 2022 o governo brasileiro retirou a exigência de teste de Covid. Mas manteve a exigência de Vacinação Completa – isto é, continua necessário mostrar o Certificado Internacional de Vacinação, do ConectSUS. Portanto despreze as informações abaixo:

De forma diferente do que grande parte dos governos fazem hoje, o governo brasileiro impede que qualquer pessoa vinda do exterior, mesmo seus nacionais, ou residentes no país, retornem ao país de forma livre. Até semanas atrás outros países exigiam que seus residentes (nacionais ou não) fizessem uma quarentena em suas residências, mas isto foi quase completamente abolido até outubro de 2021.

É obrigatório apresentar um teste de Antígeno (NAAT) ou RT-PCR com resultado negativo, no embarque de retorno do viajante. O resultado pode ser em Inglês, ou Espanhol, ou mesmo em Português.

Então não esqueça: o teste RT-PCR deve ter antecedência de 72h do embarque, enquanto o NAAT (Antígeno) deve ter antecedência de 24h. Confira antes de embarcar de volta que laboratórios são credenciados à fazer esses exames (em geral na maioria dos aeroportos de saída para o Brasil existem postos de testes, embora mais práticos, são um pouco mais caros)

Francisco Panizo

Engenheiro um dia, agora Analista de Informática, Amante dos Esportes a Motor, e mais recentemente Viajante com gosto.