Melhores Destinos: Madrid

Melhores Destinos: Madrid

Madrid, capital da Espanha, com certeza é uma das cidades mais visitadas do mundo. A principal razão disso é pela sua cultura, e portanto história.

Turismo em Madrid

Mapa da Espanha (clique para ampliar)

A cidade de Madrid, situada na região central da Espanha, é uma cidade de avenidas elegantes, parques – muitos parques – todos bem cuidados, com muitas árvores e bancos limpos e convidativos ao descanso e à apreciação da paisagem e do seu povo. O principal, e maior parque da cidade, é o Bom Retiro, com muito para ver e passear, incluindo um grande monumento, e um lago com canoas e pedalinhos de aluguel.

Ela é famosa pelos ricos acervos de arte europeia, entre os quais estão as obras de Goya, Velázquez e outros mestres espanhóis – que você poderá apreciar no Museu do Prado, um dos mais famoso de todo o mundo.

O centro da antiga Madrid da época da Casa de Habsburgo é a Plaza Mayor, ladeada por pórticos, e nas proximidades ficam o barroco Palácio Real e o Arsenal Real, que exibe armas históricas.

A cidade de Madrid é famosa por unir tradição e modernidade. Sua arquitetura singular chama atenção e pode ser vista em prédios, casas, igrejas e palácios. Além disso, as avenidas largas e os casarões cheios de janelas são outro atrativos da cidade.

Para conhecer os pontos turísticos em Madrid, o ideal é separar de 5 a 7 dias de estadia – mas no mínimo você precisará de 3 dias, se não tiver muito tempo. Se puder ficar mais, melhor ainda. Dá pra explorar cada cantinho com calma e tranquilidade.

Para chegar lá, saindo do Brasil, você pode escolher entre quatro empresas aéreas que fazem voos diretos para Madrid (confira valores por empresa e por época do ano em nossa PPP Contínua). Lembre-se que, como em quase todos os locais turísticos do mundo, o ideal é você escolher para sua viagem o outono ou a primavera, pelo clima mais ameno e sem muitas chuvas.

Clima em Madrid

Para conhecer os pontos turísticos de Madrid e aproveitar ao máximo a cidade, a dica é programar bem a sua viagem. Como dito acima as melhores épocas para visitar a capital são no outono ou na primavera. Aliás estas épocas são as ideais para a imensa maioria dos destinos turísticos.

No outono local, entre os meses de setembro e dezembro, a temperatura fica mais agradável e as folhas coloridas secas compõem um cenário bem romântico. Na primavera, as temperaturas continuam agradáveis e a cidade fica toda florida.

Já em julho, período de férias escolares, as temperaturas ficam bem mais altas, podendo chegar aos 41ºC. O ponto positivo é que como o sol se põe bem tarde – depois das 21:30h – dá pra aproveitar bastante o dia na cidade. Lembrando que por estar cercada de desertos, a humidade é mais baixa, e a sensação de calor é menor. Além disso, as praças – uma a cada 3 ou 4 quarteirões, todas com árvores e bancos para descanso – ajudam a amenizar a sensação. Em nossa última visita à Madrid, em pleno mes de julho, os termômetros indicavam 41ºC. Dava para sentir o calor, mas para quem é de São Paulo, a sensação era de que estava mais agradável do que quando São Paulo tem uma temperatura de 33ºC.

Agora se você gosta de frio, a dica é viajar em janeiro. Nesse mês o inverno madrilenho é gelado, com temperaturas médias variando de 2 à 12ºC. No entanto, o céu costuma ficar totalmente limpo, o que é ideal para passeios ao ar livre.

Confira um Quadro com as Temperaturas e Chuvas de vários destinos turísticos, tanto acima, quanto abaixo da linha do equador neste link.

Principais Pontos Turísticos em Madrid

A seguir estamos indicando alguns dos principais pontos turísticos, com certeza estes são os mais conhecidos, mas muito outros estão disponíveis. Você deve montar um roteiro com aqueles que você deseja visitar, para evitar perder tempo em deslocamentos maiores, já que sempre há vários em cada região de Madrid.

» Palácio Real

O Palácio Real de España é um dos principais pontos turísticos de Madrid. O local já foi a residência oficial da Família Real, mas hoje é utilizado em eventos festivos da realeza espanhola.

Em cada salão, e na maioria dos quartos, pode-se apreciar esculturas, quadros e pinturas que destacam a grandiosidade da realeza. A visitação ao interior do palácio pode ser feita em qualquer época do ano, por uma taxa de 10 euros. Mas saiba que, como os principais palácios e museus do mundo, sempre haverá filas para a visitação.

Um dia de destaque para a visitação são a cada primeira terça-feira de cada mês, quando há a troca da guarda real, com quase 500 guardas e mais de uma centena de cavalarianos num espetáculo muito interessante.

» Plaza de Cibeles

Esta é uma das mais conhecidas praças de Madrid, e está localizada bem próximo do centro da cidade e à dois quarteirões do Parque de El Retiro. Ela fica no centro do cruzamento da grande avenida Paseo del Prado (onde se localiza o Museo Nacional del Prado) com a Calle de Alcalá (onde se localiza a famosa Puerta de Alcalá).

A principal atração desta praça é a Fuente de Cibeles, além do Palácio de Comunicaciones.

Dentro do palácio funciona um centro cultural, que realiza várias exposições ao longo do ano, além de concertos, palestras e eventos variados.

» Mercado de San Miguel

O Mercado de San Miguel é um dos maiores mercados de Madrid, e ponto turístico importante, principalmente se você for passar por lá para curtir sua gastronomia.

A arquitetura é com estrutura de ferro, original do início do século XX, com enormes janelas de vidro. Um local bem agradável para se comer e apreciar sua farta opções de alimentos.

Por lá se encontram diversas opções de frutos do mar, as famosas tapas, além de muitas outras comidas típicas para você conhecer e apreciar. Algumas empresas fazem tour de tapas e vinhos por lá, e os preços são bem em conta, por volta de 30 euros.

O mercado fica na Plaza de San Miguel e a menos de 200 metros da Plaza Mayor, e abre todos os dias a partir das 10h. De domingo à quarta-feira fecha à meia-noite, e de quinta-feira à sábado fica aberta até as 02h da madrugada.

Quinta de Los Molinos

Tranquilidade, maravilhosos jardins, paisagens bucólicas e românticas. Se você gosta de um lugar assim a Quinta de Los Molinos é um lugar imperdível. É bastante visitado na Alta Temporada, mas na Baixa Temporada fica bem vazio, quase que todo para seu deleite.

No local há muitas amendoeiras e também as famosas árvores japonesas chamadas de sakuras. Fica localizada na Calle de Alcalá, cerca de 3 km do Aeroporto de Barajas.

Plaza de Oriente

Uma praça muito charmosa, a Plaza de Oriente fica na Calle de Bailén, centro histórico de Madrid, próximo ao Palácio Real e também ao Teatro Real, com diferentes e belos jardins e também com exposição de esculturas.

Ela foi projetada pelo arquiteto Narciso Pascual y Colomer em 1844 e sua construção foi determinada pelo rei José I, após terem sido demolidas diversas casas do período medieval, que tinham sido construídas na região.

Entre as esculturas lá dispostas a mais conhecida é a do rei Felipe IV montado em seu cavalo. Feita em bronze foi a primeira do mundo a se sustentar apenas sobre as patas traseiras.

Não se deve deixar de apreciar com muita atenção os jardins centrais da praça, que foram construídos em 1941, e que estão distribuídos em forma de grade. Na parte exterior da praça dois outros belos jardins: os Jardins del Cabo Noval e os de Lepanto.

Mais informações e dicas em breve…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.