Espanha: Clima nas principais cidades

Espanha: Clima nas principais cidades

A Espanha é um extraordinário país, com uma cultura milenar, repleta de monumentos de diferentes culturas, que fazem um mosaico perfeito, não só para passear, mas também para morar.

O respeito com a diversidade, os idosos, e com o ambiente e a cultura diversificada, é um grande marco, que também se vê em outros países europeus, mas que na Espanha se harmoniza com tudo e com todos.

Se você está pensando em morar na Espanha, podemos começar a analisar os lugares pelo clima: temperaturas, ciclo das chuvas, etc, já dá para sentir onde ficariam as regiões mais ao seu gosto. Vamos lá!

Não deixe de conferir como levantamos esses dados, critérios e fonte, no fim desta matéria.

Temperaturas

Nosso levantamento coletou duas informações diferentes sobre Temperatura, com o objetivo de fornecer maiores detalhes para sua análise: a temperatura mínima e a máxima de cada dia, pelas quais calculamos a média aritmética, a qual mostramos nas tabelas e gráficos abaixo.

Também levantamos as médias das temperaturas mínimas nos últimos 30 anos, assim com as médias das temperaturas máximas no mesmo período. Para cada mês levantamos a temperatura mínima que foi medida nos últimos 30 anos, e o mesmo para as temperaturas máximas pelas quais essas cidades passaram nos mesmos últimos 30 anos.

Com esses dados você poderá até mesmo deduzir outras informações que sejam de interesse particular.

Só para constar levantamos esses últimos dados para Coruña e Alicante (vide tabela ao lado) de onde você poderá avaliar que – numa média anualizada – para uma temperatura média de 18ºC pode-se esperar cerca de 25ºC de máxima e 7º de mínima na cidade de Coruña, assim similarmente em Alicante e em outras cidades da Espanha. Mas na tabela acima você tem as médias mensais e as médias por estação do ano.

Chuvas

Nosso levantamento coletou três informações interessantes sobre as chuvas em cada região: Quantos dias de chuva aconteceram a cada dia do mês, nos últimos 30 anos. Isso quer dizer que se uma cidade num determinado mês apresentar o valor 12, significa que nos últimos 30 anos, 12 dias tiveram chuva e 18 foram secos. Isto não significa que chova muito mais numa cidade que nas outras, apenas que nessa quantidade de dias num mês você seria inteligente se saísse de guarda-chuva ou capa.

Os dois valores seguintes indicam o volume (em mm lineares de água de chuva, conforme os institutos meteorológicos indicam) da chuva a cada dia / mês. O primeiro com o valor médio de chuva, onde se um lugar tem média de 5 mm de chuva, e outro, no mesmo dia/mês tem apenas 2 mm de chuva, então no primeiro as chuvas serão mais intensas.

Já o segundo valor indica qual foi o máximo de chuva que caiu, sempre nos últimos 30 anos, num determinado dia, mês ou estação. Com isso você poderá avaliar melhor certas “sabedorias“, como que em Coruña chove o tempo inteiro, quando na verdade:

  1. chove mais dias a cada mês, isto é correto
  2. o volume de chuvas anualizada é apenas 2,9mm (São Paulo tem 4,2mm e Málaga 1,9mm
  3. enquanto o máximo de chuva que cai em Coruña no inverno é de 23mm, em São Paulo é de 43mm (mesmos meses, embora em São Paulo esteja no verão nesses meses), e em Málaga 17mm.

Tabela 1: Chuvas e Temperaturas Médias por Mês
– Comparativo São Paulo x Coruña x Madrid x Alicante

Tabela 2: Chuvas e Temperaturas Médias por Mês
– Comparativo São Paulo x Valência x Málaga x Londres

Os gráficos abaixo apenas fazem um representação visual – ao longo dos Meses ou das Estações – do ciclo das Temperaturas Médias Diárias e da quantidade de Dias com Chuva, nos mesmos intervalos. Os valores foram tirados diretamente das tabelas acima. Muitas pessoas entendem melhor um gráfico que uma tabela, mas convido-o a analisar ambos, para ter melhor base para chegar às suas próprias conclusões.

Imagem 1.1: Comparativo da Temperatura Média dos Dias – por Mês

Imagem 1.2: Comparativo da Temperatura Média dos Dias – por Estação

Imagem 2.1: Comparativo da Média de Dias com Chuva – por Mês

Imagem 2.2: Comparativo da Média de Dias com Chuva – por Estação

Referência para esta matéria

Utilizamos os dados da empresa Foreca para tratar estatisticamente conforme abaixo descrito

  1. Quantas vezes choveu em cada dia que foi levantado nos últimos 30 anos
  2. Qual foi, nesses dias, a média de precipitação (chuva) em mm
  3. Qual foi a precipitação máxima ocorrida nesse dia, nos últimos 30 anos
  4. Média (entre a mínima e a máxima previstas a cada dia) das temperaturas diárias em ºCelsius
  5. Mínima temperatura que foi medida nesse dia nos últimos 30 anos
  6. Média das Mínimas medidas nesse dia nos últimos 30 anos
  7. Média das Máximas medidas nesse dia nos últimos 30 anos
  8. Máxima temperatura que foi medida nesse dia nos últimos 30 anos
  9. A quantidade de dias escolhidos para realizar coletar os dados – sempre de forma aleatória – ficou entre 13 e 23 medições (na média ficou em 17 medições por mês)
  10. Os dados começaram a ser coletados a partir do início de dezembro de 2019 e se estendem até os dias de hoje (27 de abril de 2022)
  11. Exceção se faz apenas à cidade de Málaga, quando os dados começaram a ser medidos a partir de janeiro de 2021 e que se estendem até os dias de hoje

Francisco Panizo

Engenheiro um dia, agora Analista de Informática, Amante dos Esportes a Motor, e mais recentemente Viajante com gosto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.