Avaliando um Voo ou um Hotel

Avaliando um Voo ou um Hotel

Avaliar um voo, ou um hotel, depois que já viajamos por aquele voo, ou nos hospedamos naquele mesmo hotel anteriormente, é fácil – e totalmente seguro, pois nesses casos já conhecemos o melhor, o mais ou menos, e o pior de cada um.

Mas se vemos preços mais interessantes em outros voos ou hospedagens em outros hotéis – talvez até mesmo para não ficar repetindo sempre os mesmos destinos – porque não testar?. O que precisamos então é saber como escolher, com a maior segurança possível, nosso próximo voo, ou nossa próxima hospedagem num local ainda desconhecido?

Mas isso é fácil também se seguir nossa recomendação: tire o máximo das avaliações de viajantes anteriores da quele mesmo voo em que você deseja viajar, ou das avaliações de hóspedes anteriores daquele hotel que te parece perfeito, com um preço ótimo.

Consulte os Meta-Buscadores que recomendamos – foram muitas pesquisas que realizamos para encontrar quais meta-buscadores nos trazem maiores informações e melhores detalhes. Lá você deve começar por aqueles sites que na coluna “Avaliação / Comentários” estão preenchidos com um SIM.

Esses meta-buscadores permitem te passar o que realmente os viajantes anteriores – que vivenciaram esse voo ou esse hotel na prática – acharam sobre o serviço prestado. E por essas avaliações você terá uma maior certeza sobre o que vai encontrar escolhendo aquele voo – ou aquela hospedagem.

» Exemplo 1:

Acima você pode conferir um sistema de avaliação que te dá um valor global (no caso em destaque tem um voo com nota 8,5 (de 10) e outro com nota 7,1 (de 10).

Perceba que o primeiro é um voo direto (o que já garante uma nota melhor dos viajantes – pelo tempo menor na viagem, e também por não ter que passar por um aeroporto intermediário, e sair correndo para pegar o próximo voo, que pode sair de um terminal diferente, o que é um incômodo para muitos).

» Exemplo 2:

Já nesta outra imagem, capturamos uma avaliação cujas notas são dadas até a nota 5. Portanto – se você for comparar uma contra a outra avaliação, basta dividir as notas até 10 por dois ou, nas notas até 5, multiplicar por dois.

A avaliação acima permite você avaliar mais detalhadamente, pois há – neste caso – quatro condições de avaliação: Limpeza do quarto, Serviço e equipe, Conforto do quarto e Condições do hotel. Além disso há também a nota geral. Em geral você encontra essa avaliação mais detalhada para os hotéis, o que é mais lógico para os avaliadores, e mais útil ainda para você.

» Exemplo 3:

Finalmente este meta-buscador te dá ainda maiores detalhes das notas dadas, classificando-as em ainda mais grupos de serviço – no caso são em sete. Melhor ainda, ele classifica essas notas, agrupando-as por Aspecto Geral, Em Família, Em Casal e Sozinho. Fica ainda mais prático e você consegue ver as avaliações por vários ângulos, permitindo visualizar uma viagem mais parecida com a que você vai realizar. Uma mão na roda para todos nós.

Mas Afinal, Como Utilizar essas Avaliações?

Primeiro lembre-se que as notas e comentários precisam ser bem avaliados por você, para não se equivocar em alguns casos.

Se para um hotel, por exemplo, só existem menos de dez avaliações, essa nota não deve ser considerada 100% confiável, podem haver duas ou três pessoas que tiveram problemas e deram notas muito baixas como vingança. Ou o inverso, pessoas da amizade dos proprietários, que deram notas alta demais, sem serem críticas o suficiente. Nestes casos você precisa consultar as avaliações individuais, com o texto do próprio avaliador, que criticamente está declarando o que de melhor ou pior encontrou naquele hotel.

Nessas situações verifique, diretamente nos comentários, se algum item de maior importância para você – tipo a atenção do staff – não recebe algum comentário muito negativo, o que deve significar um problema maior, que pode não estar plenamente refletido na nota, por causa de haver poucos avaliadores ainda.

Já se existirem mais de 50 avaliações, esses desvios não conseguirão estragar a avaliação global, significando que a nota será mais confiável.

Muitos meta-buscadores, entretanto, além da nota geral, mostram notas separadas pelos principais serviços disponibilizados, e isso já permitirá você avaliar melhor ainda se o serviço a que você dá mais valor – limpeza do quarto, por exemplo – está bem colocado individualmente.

Mais do que isso, em vários meta-buscadores você poderá consultar as avaliações individuais de cada avaliador: o que acharam melhor, o que poderia ser melhor, e o que decididamente não foi bom.

Mas afinal Qual é a Nota Mínima Aceitável?

Pela nossa experiência, e em conversas com outros viajantes, uma nota mínima aceitável deve estar em torno de 8 (quando a nota maior é 10) ou 4 (quando as notas forem até 5). Assim fica, aparentemente, fácil decidir: se um voo tiver nota 6,5 e outro, com preço razoavelmente similar, tiver nota 7,9 – podemos escolher aquele com a nota 7,9. Melhor ainda se a nota ficar acima dos 8 (ou 4).

Já com avaliações de 8,1 e 9,2 escolha a que tiver um preço bem razoável. Lembre-se que mais é quase sempre melhor. Só lembre-se que um serviço de melhor qualidade vai custar, naturalmente, mais caro – aí entra o que escrevemos em nosso artigo Relação Custo/Benefício – e aí essa relação – e obviamente teu orçamento – é que vão decidir qual é a MELHOR ESCOLHA PARA SEU CASO.

Mas e se o orçamento que você tem disponível, não permitir escolher um voo nota 4 ou um hotel nota 8, então você não deve viajar? Lógico que não, só você terá que avaliar mais profundamente as avaliações que foram dadas. Isso será importante para aceitar algo com nota inferior a 4 (ou 8). Mas qual seria uma nota que você deve considerar INACEITÁVEL? Pela nossa experiência, você nunca deveria aceitar nada abaixo de 3 (ou 6), pois essas avaliações mostram que o serviço ofertado tem mais coisas sofríveis ou ruins, que boas. Tente verificar se com uma redução nos dias de viagem ou no número de cidades a visitar, por exemplo, os custos não voltam a caber em teu orçamento. Vale um certo sacrifício para não deixar de conhecer outras culturas e destinos. E você sempre poderá visitar a cidade ou país que não teve como ir agora, num futuro próximo, no ano seguinte, etc.

Francisco Panizo

Engenheiro um dia, agora Analista de Informática, Amante dos Esportes a Motor, e mais recentemente Viajante com gosto.

Um comentário em “Avaliando um Voo ou um Hotel

Comentários estão encerrado.