As Cidades Mais Caras e as Mais Baratas

As Cidades Mais Caras e as Mais Baratas

Saber quanto realmente se gasta para passar uns dias, ou mais, num lugar é importante para saber quanto dinheiro levar para passear, comer e se hospedar, nas principais cidades do mundo!

Como você já deve saber – pela leitura do artigo Custo de Vida – dá para calcular os custos de vida em quase todas as cidades do Mundo. Mas você pode estar precisando apenas um valor global do custo de vida nas principais cidades do Mundo, numa fase bem inicial do Planejamento de seu Roteiro de Viagem.

Assim, nesse instante bem inicial de seu planejamento, quando você nem mesmo sabe se vai conseguir ir para uma determinada cidade ou país, a existência de um índice geral ajuda em muito. Tipo, com orçamento meio apertado, e você querendo viajar pela Europa, seria interessante pensar em viajar para Londres (Índice Backpacker = $100), ou melhor é pensar em Madrid (IB = $73) ou Roma (IB = $86) ou em Paris (IB = $93)? A resposta – baseando-se meramente no Custo de Vida – seria ir para Madrid, onde se pode esperar economizar cerca de $27 (dólares por pessoa por dia).

Obviamente não podemos agir assim tão superficialmente. Seus interesses pessoais podem fazer com que você decida ir visitar Londres, independentemente do seu mais alto Custo de Vida.

Também seus gastos vão depender se você vai passear mais ao ar livre, ou vai mais a museus, igrejas ou teatros. Estes últimos podem significar um gasto maior, que você deve levar em conta para saber quanto deve levar ou pode gastar no seu cartão de crédito internacional.

Mas pelo menos você – usando a lista de sites que Calculam o Custo de Vida – conseguirá ter uma base bem mais realista de suas despesas na cidade escolhida.

As tabelas abaixo são um resumo, retirado da lista Backpacker Index (ou Índice Mochileiro), que é mantido pelo site www.priceoftravel.com – e está atualizada até dezembro de 2020. A primeira está ordenada pelo valor IB das Cidades, e mostra os valores em 2019 e 2020, enquanto a segunda agrupa as cidades por País e indica a posição do custo de vida, ordenada do menor para o maior custo diário.

Francisco Panizo

Engenheiro um dia, agora Analista de Informática, Amante dos Esportes a Motor, e mais recentemente Viajante com gosto.

3 comentários sobre “As Cidades Mais Caras e as Mais Baratas

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.